O Projeto Personalizado  nasce quando terminamos uma consulta familiar ou uma avaliação  psicopedagógica.

Oferecemos um projeto personalizado para as famílias e ou pessoas em busca de autoconhecimento, organização e planejamento. Ele favorece tornando o viver mais leve e amoroso, superando suas dificuldades e adquirindo diversas habilidades para terem mais competência na vida.

 Esta proposta de trabalho parte do princípio que o próprio sujeito(aluno) seja autor de sua aprendizagem, porém, é necessário ter clareza nos objetivos a serem atingidos, bem como quais aspectos devem ser trabalhados. Assim, a aprendizagem personalizada facilita o melhor para cada indivíduo e, explora os pontos fortes e estimula os pontos fracos. Com uma metodologia bem direcionada, é possível estabelecer hábitos mais saudáveis de desenvolvimento, o que pode representar um salto para auxiliar as instituições escolares bem como o próprio percurso terapêutico para almejar melhores resultados do rendimento educativo.

A personalização do projeto no ensino é uma das maiores tendências da educação atualmente. O conceito aborda uma série de estratégias  psicopedagógicas com o intuito de promover o desenvolvimento dos alunos de maneira individualizada, respeitando as limitações e os talentos de cada educando. Se cada um aprende de uma forma diferente e em um ritmo próprio, é papel do trabalho terapêutico promover um ambiente mais saudável e significativo para o ensino e o aprendizado..Além da individualização, o projeto personalizado foca em abordagens inovadoras que têm o objetivo de resolver dificuldades de compreensão dos diferentes conhecimentos. O uso de dados, por exemplo, permite acompanhar cada aluno e seu desempenho escolar, visando contribuir para o aperfeiçoamento da prática em sala de aula e também na rotina diária.

Este recurso considera que os estudantes aprendem de formas e ritmos diferentes, pois contam com distintos conhecimentos prévios, competências e interesses.    

Para acompanhar a mudança, é fundamental repensar as metodologias tradicionais e colocar os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem, em que eles são os principais responsáveis pelo que aprendem.

Adotamos na abordagem clínica, o projeto personalizado, pois  acreditamos na potencialidade da escuta e observações terapêuticas. Além de ser positiva para a trajetória educativa, a aprendizagem personalizada também aperfeiçoa a prática dos educadores, que podem dar foco às dificuldades e necessidades dos estudantes.

Desta forma, intervimos neste processo, usando as observações coletadas e utilizando diversas estratégias que contribuem para o aprendizado, possibilitando a ação e  favorecendo a transformação da realidade e de si mesmo. Assim, é fundamental investir em maneiras mais dinâmicas de avaliar a competência de cada estudante.

O projeto personalizado favorece agindo no auxílio da superação de suas dificuldades, dando um real sentido para a vida, integrando prazer e compromisso.