A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo, visando entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.
Para a Avaliação Diagnóstica,o psicopedagogo necessita de seis/sete sessões em média, nas quais utilizará questionários investigativos e técnicas psicopedagógicas projetivas específicas.
Para traçar metas concretas, são efetuadas as sessões com a família e também com o educando com uma programação que inclui técnicas aplicadas em cada etapa que são: entrevista, anamnese, mapeamento do tipo de aprendiz, levantamento da rotina , plano de ação, elaboração de um cronograma (considerando compromissos pessoais e escolares),levantamento dos pontos fortes e fracos.
Ao final da avaliação, o profissional terá informações suficientes, não somente para esclarecer as reais causas das dificuldades apresentadas pelo paciente/ aluno, como também para realizar o atendimento psicopedagógico terapêutico, a fim de melhorar os sintomas.
Neste momento, já com uma visão global do contexto familiar , poderá intervir com objetividade para uma progressiva melhora no processo de aprendizagem, realizando orientações tanto para a escola como para a família, aconselhando e fazendo intervenções necessárias para melhoria da mudança de comportamento. Pode-se também recomendar, consulta com outros profissionais para auxiliar na condução do caso em específico, se houver necessidade.