O ser humano não nasce pronto. Ao nascer, todos precisamos do auxílio e cuidado para nos desenvolvermos. Aprendendo sozinho ou com os outros através da socialização, adquirimos experiências. Aprender e ensinar constituem assim, dois processos que deverão estar no cerne do trabalho que se desenvolve em qualquer ambiente escolar.
A escola possibilita através da convivência e da troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social. Além disso, é responsável pelas áreas científicas e de habilidades socioemocionais que produzem o autoconhecimento e a aprendizagem de diversos conteúdos que serão usados nas atividades vividas pelos estudantes no decorrer de suas vidas.
É preciso considerar o valor que a escola tem na vida dos educandos. Ela constrói os repertórios intelectual e acadêmico no âmbito cognitivo, ensina a conviver em sociedade de maneira crítica e explorar o contexto social, moldando as experiências emocionais.
Por se tratar de um ambiente social, onde as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus pares, a escola permite assim a formação das primeiras amizades. O ambiente escolar valoriza a construção de vínculos, afetividade, identidade e é essencial para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, porque essa identificação com seus semelhantes ajuda no desempenho acadêmico.
As escolas são decisivas para que as crianças e os jovens compreendam o mundo em que vivem e para que possam intervir crítica e responsavelmente futuramente na vida social.